Como calcular o peso teórico de uma chapa lisa de aço?

Por: Equipe Furoexpress em: - Chapa Expandida, Chapa Perfurada, Chapa recalcada, Novidades
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você não precisa usar uma balança para medir o peso de uma chapa lisa de aço. Independente se o seu formato for retangular, triangular ou circunferencial, você pode obter o peso teórico do material por meio de um cálculo simples através de seu comprimento, largura e espessura.

Neste artigo, vamos ensinar você a calcular o peso teórico de uma chapa lisa de aço através de três fórmulas que também podem ser utilizados para calcular chapas lisas de diferentes materiais.

 

Fórmula para calcular o peso teórico de uma chapa lisa de aço retangular

A fórmula básica para se calcular o peso teórico de uma chapa lisa retangular é a seguinte: L. L. E. PE, ou de forma traduzida Lado X Lado X Espessura x Peso Específico.

Exemplificando, considere que você quer calcular o peso de uma chapa de aço que tem 400 milímetros de largura, 800 milímetros de comprimento e 20 milímetros de densidade. Primeiramente, você deverá transformar os dois lados em metros. Para isso, basta dividir o valor em milímetros por 1000.

Assim, teremos 400:1000 = 0,4 e 800:1000 = 0,8. Não precisa transformar o valor da espessura em metros, apenas os lados.

O próximo passo é identificar a densidade do material da chapa. Para se calcular o peso de uma peça é necessário que você conheça a densidade do material, no caso do aço carbono, que usaremos como exemplo, o peso específico é de 7,85 quilogramas por decímetro cúbico, ou 7,85 K/dm³.

Com todos os valores identificados, basta executar o cálculo da fórmula que seria, neste caso, 0,4 x 0,8 x 20 x 7,85. O resultado deste exemplo seria 50 quilos e 240 gramas.

Essa fórmula pode ser utilizada para calcular chapas lisas retangulares de outros materiais além do aço. Para isso, basta identificar o valor do peso específico dele.

Vamos pegar como exemplo uma chapa lisa de alumínio com as mesmas medidas anteriores. O cálculo seria 0,4 x 0,8 x 20 x 2,6. Neste caso, o peso da chapa de alumínio seria de 16 quilos e 640 gramas.

 

Fórmula para calcular o peso teórico de uma chapa lisa de aço circunferencial

Para calcular o peso teórico de uma chapa lisa de aço circunferencial utilizamos o mesmo conceito, através de uma fórmula diferente: R². π. E. PE ou Raio ao Quadrado x Pi x Espessura x Peso Específico.

Considerando que temos uma chapa circunferencial com 420 milímetros de diâmetro e 12 milímetros de espessura. Novamente, você deverá transformar os valores do diâmetro em milímetros para metros (420:1000) e desta vez, dividi-los por dois para obter o valor do raio (logo que o raio é a metade do diâmetro). Ou seja, 0,42:2 = 0,21.

Feito isso, você já poderá montar a fórmula para o cálculo. Em nosso exemplo, ficaria desta forma: 0,21² x 3,14 x 12 x 7,85 e seu da chapa circunferencial seria de 13 quilos e 40 gramas.

 

Fórmula para calcular o peso teórico de uma chapa lisa de aço triangular

Independente se o formato chapa lisa seja de um triângulo isósceles, escaleno ou equilátero, a fórmula será a mesma: A. E. PE, ou Área x Espessura x Peso Específico.

Para calcular a fórmula da área do triângulo é simples, basta multiplicar o comprimento da base pela altura e dividir por dois. Vamos pegar como exemplo uma chapa lisa de aço triangular com 530 milímetros de base e 440 milímetros de altura e espessura de 7 milímetros.

Após transformar os valores de milímetros em metros, para calcular a área faremos 0,53 x 0,44 : 2 que será igual a 0,1166.

Agora basta incluir o valor da área na fórmula 0,1166 x 7 x 7,85 e teremos o resultado do peso de 6 quilos e 407 gramas.

Lembrando novamente que pegamos como exemplo uma chapa de aço carbono como material base. Esse cálculo também pode ser usado com outros materiais, para isso basta saber o valor do seu peso específico.

Você está a procura de chapas de aço para o seu projeto? A Furoexpress é o lugar certo! Atendemos indústrias de diversos segmentos com o fornecimento de chapas expandidas, chapas perfuradas, chapas recalcadas, grades de piso, telas soldadas, alambrados e muito mais. Todos eles sob demanda, com revestimentos especiais e a qualidade comprovada pelos nossos mais de 10 anos de experiência no mercado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×