Chapas perfuradas: Diferencie entre centro de entre furos

Por: Equipe Furoexpress em: - Chapa Perfurada
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quem já está acostumado com as chapas perfuradas sabe, além de descrevê-las, sua versatilidade de aplicação. Elas são realmente o máximo no quesito aplicação.

Bem, vamos do início. Olá queridos profissionais de compra! Tudo bom? O assunto de hoje é uma especialidade nossa por aqui: chapas perfuradas.

Vamos falar um pouco sobre a especificação desse fantástico produto. Muitos consultam nossa equipe bem ciente das características das chapas perfuradas. No entanto, outros, às vezes pela não frequência de compra desse material ou por desconhecimento técnico mesmo, se confundem com essas duas características.

Igualam a definição de dois itens totalmente distintos. Estamos falando do entre centro dos furos e entre furos. Ou, como são chamados cotidianamente, entre centro e entre furo.

Às vezes o entre centro vira entre furo e vice-versa. Se isso já aconteceu com você ou se você quer aprender um pouco mais, nós vamos te ajudar.

Primeiro, vamos entender cada um…

Entre centro da perfuração de chapas metálicas – EC

Entre centro é a distância entre um centro de uma perfuração a outro centro de perfuração. Em outras palavras, a distância da metade de um furo à outra metade de furo.

É simples de entender o conceito com uma perfuração padrão, como o caso dos furos redondos (vide figura abaixo). As distâncias são uniformes entre os furos e, nesse caso, terão para especificação somente um valor de distância de centro a centro de furo.

Disposição de furos em chapas de aço perfurada

A partir de um determinado furo vamos ter uma distância padrão (a partir dos centros) nos furos à sua volta.

As distâncias de entre centro bem como a disposição desses furos na chapa, vão indicar se ela terá mais vazão ou não. Isto significa se ela terá mais área aberta ou não. Mas isso são detalhes para outro artigo.

Há tipos de perfuração que vão possuir dois valores de entre centro, como por exemplo os furos oblongos. Os furos oblongos já possuem dois valores por natureza (altura e largura do furo), formam linhas de perfuração cuja geometria pede dois valores de entre centro.

Tabela Furoexpress de Furos Oblongos

Isso também valerá para os furos losangulares e furos retangulares.

Entre furo da perfuração de chapas  metálicas – EF

Entre furo é o cordão que se forma entre dois ou mais furos (vide figura abaixo – tabela de furos quadrados). Também podemos dizer que é a medida entre o término de um furo ao início do outro.

Tabela Furoexpress - Chapas perfuradas - Furos quadrados

Sendo assim, em posse de uma perfuração padrão onde se tem os valores de tamanho de furo e entre centro é possível descobrir o entre furo de forma simples. Basta subtrair o valor do tamanho do furo pelo entre centro e descobrirá o cordão, descobrirá o valor do entre furo.

Logo, o 10º item da tabela de furos quadrados teria:

Largura do Furo(L)  – Entre Centro (C) = Entre furo (EF)

10 – 13 = 3 (entre furos de 3 milímetros)

Como citamos antes, perfurações com dois valores (oblongos, losangulares e retangulares) também seguem essa lógica. No entanto o entre furo deverá ser calculado duas vezes, na longitudinal e também na transversal.

Simples de visualizar. Talvez não tão simples de explicar. Por isso preparamos com carinho esse conteúdo.

Sua vez!

Essa explicação foi útil pra você? Ainda tem dúvidas?

Não deixe de mencionar suas dúvidas nos comentários abaixo.

Grande abraço! Time comercial Furoexpress

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×