Profissional de compras: um exercício fundamental na empresa

Por: Equipe Furoexpress em: - Novidades
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Olá comprador, estamos sempre em busca das melhores dicas para você. Se você desejar sugerir algum conteúdo novo, fique a vontade e deixe sua colaboração nos comentários no fim desse artigo. Hoje vamos falar sobre as atividades, atribuições e habilidades de um comprador.

Se você deseja aprimorar-se mais na função ou simplesmente aprender um pouco mais sobre o cotidiano de um comprador, não perca uma só letra desse artigo.

As atribuições de um comprador estão para com a aquisição e manutenção de materiais e equipamentos necessários para o funcionamento geral de uma empresa. Os profissionais de compras atuam nas análises dos materiais necessários para o uso cotidiano e estocagem visando o melhor custo-benefício. Após possuir experiência profissional de um comprador com anos de mercado, os profissionais de compras terão um conhecimento aprofundado de análise de custos, processos e estatísticas, sendo esses três pilares importantíssimos para a constituição de uma carreira de sucesso dentro do mercado de profissional de compras.

Habilidades e funções de um comprador em uma empresa

Habilidades de um comprador
As principais funções atribuídas aos profissionais de compras envolvem estatística, logística, economia e análise de custos. Porém, existem outras habilidades adjuntas às funções essenciais para se constituir como um ótimo empregado na área de comprador:

  • Questão organizacional: interagindo com diversos setores da empresa, os profissionais de compras são sempre obrigados a possuir organização e a função de estar ciente do que está sendo realizado em cada setor da empresa. Por isso organização é fundamental, para que o comprador possa abastecer sempre o mais rápido possível as necessidades de cada setor.
  • Economia: como falado na introdução do subtítulo, os profissionais de compras devem trabalhar o dia inteiro com cálculos, traçando as melhores opções de custo-benefício para não prejudicar financeiramente a empresa com estocagem de materiais, por exemplo.
  • Negociação e relacionamento: como o comprador deve lidar com vendedores, estabelecer um bom relacionamento com diversas pessoas é sempre um ponto positivo para definir, assim, negociações que sejam rentáveis para a empresa. A principal função do comprador nesse caso é negociar o melhor para a empresa, seja com o interesse de estoque, seja com interesse de compra emergencial.

Competências para ser um bom comprador

Competências para ser um bom comprador

Os profissionais de compras devem possuir algumas competências que se assemelham muito às habilidades compelidas a eles vistas no subtítulo anterior, porém de uma maneira mais técnica e específica, como por exemplo:

  • Conhecimento do commodity: Os profissionais de compras precisam estar cientes do que estão comprando, analisar a concorrência do vendedor e, portanto, não se atirar na primeira carne mostrada pelo açougueiro. Além de conhecimento estratégico e econômico, os profissionais de compra precisam ter conhecimento de mercado e produto, para que, dessa forma, possam atingir os objetivos de sacramentar a compra de materiais necessários para a empresa com um custo-benefício vantajoso para ela;
  • Análise estratégica: as perspectivas das empresas se estabelecem numa visão de futuro muito ampla, em planos estratégicos futuros, e não apenas focadas no presente. Por esse motivo, os profissionais de compra precisam estar cientes dos objetivos futuros da empresa em longo prazo para estabelecer a compra correta dos materiais de estocagem, inclusive;
  • Inglês: tão essencial quanto olhar o retrovisor para dirigir, o inglês se torna um recurso mais que necessário devido à competência maior que deverá possuir um negociador na área de compras: a comunicação. Para não correr o risco de possuir barreiras linguísticas, é praticamente obrigatório o conhecimento da língua inglesa pelos profissionais de compras.

E você?  Qual são as habilidades, atribuições ou competências que, em sua opinião, fazem do comprador um profissional melhor?

Deixe seu comentário.

Um abraço,

Equipe Furoexpress

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×