Os 5 benefícios certeiros de uma boa gestão de compras

Por: Equipe Furoexpress em: - Novidades
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Olá comprador!

Hoje vamos conversar sobre alguns benefícios importantes da gestão de compras bem aplicada. São, na verdade, 5 argumentos irrefutáveis para as melhorias de uma empresa como um todo. Comecemos então pontuando a gestão de compras.

Focada em recursos financeiros, a gestão de compras é o conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas, em geral, para administrar o volume de recursos e obter maior eficiência na compra de materiais e matérias primas.

Ou seja, é a atividade responsável pela compra dos produtos dentro da empresa, de acordo com a sua política empresarial, levando em consideração os cálculos relativos à despesa com estocagem e depreciação.

Tendo como seu principal objetivo a redução de custos e desperdícios, além do aumento da lucratividade, a gestão de compras é uma atividade que precisa ser realizada por Compradores que têm conhecimento sobre o assunto.

Afinal, é preciso levar em conta diversos aspectos da empresa, no tocante aos recursos financeiros, para garantir todos os benefícios desejáveis com a aplicação das estratégias.

Você sabe quais são os principais benefícios da Gestão de Compras? Veja abaixo as informações que temos para você!
Os 5 Benefícios da Gestão de Compras para a sua empresa:

1- Maior eficiência na compra de materiais e matérias primas

Quando a Empresa/Comprador adota um sistema bem estruturado de Gestão de Compras, ela consegue ter maior eficiência na compra de materiais e matérias primas, haja vista que o conjunto de estratégias leva em conta fatores como volume de recursos da empresa, a compra dos materiais corretos, nas quantidades corretas, a atenção aos prazos de entrega e relatórios sobre os preços mais competitivos do mercado.

2- Administração do Volume de Recursos

Com um bom sistema de Gestão de Compras, é possível administrar o Volume de Recursos da empresa de forma segura e com relatórios detalhados.

Assim, a empresa pode saber exatamente o quanto pode/deve investir na compra de materiais e matérias primas e, dessa forma, conta com o benefício de poder reduzir os índices de desperdício ou gastos com materiais que não estão gerando lucratividade.

3- Poder garantir os melhores fornecedores

Com a Gestão de Compras, outro benefício fundamental para a empresa é poder contar com os melhores fornecedores do mercado, já que esse é um fator que faz a diferença em relação às vendas e à lucratividade.

Isso porque o gestor de compras, entre as suas diversas atividades, também é o responsável por fazer levantamentos com dados e informações sobre os principais fornecedores de materiais e matérias primas para a sua empresa.

4- Melhor gestão do Tempo

Cabe ao Comprador/Empresa planejar as compras de forma a realizá-las no tempo adequado.

Assim, evita-se problemas como os atrasos nas entregas das aquisições, que podem fazer com a empresa tenha, ainda, outros problemas em relação à satisfação de seus clientes.

5- Contenção de gastos desnecessários

Sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens para as empresas que investem em um bom sistema de Gestão de Compras.

Além de realizar o levantamento sobre os melhores fornecedores, com a melhor relação de custo benefício do mercado, o Gestor de Compras também deve estar atento para evitar gastos desnecessários, analisando todos os fatores que podem gerar despesas sem necessidade.

Afinal, investir de forma correta nas compras é o que faz a diferença no desempenho da empresa em relação à sua lucratividade!

Agora é com você

Claro, sobre um assunto importante como esse nós não deixaríamos, de maneira nenhuma, de pedir seu parecer. Qual sua opinião sobre o tema?

Abraço da Equipe Furoexpress.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×