[Liderança] 5 dicas para criar sinergia no setor de compras e evitar prejuízos

Por: Equipe Furoexpress em: - Novidades
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Evitando desperdícios no setor de compras através da sinergia organizacional

No post de hoje vamos falar de um assunto que está presente na vida de todo o comprador e que normalmente torneia as tarefas do setor de compras. Vamos falar sobre como evitar prejuízos e reduzir custos. Mas não vamos falar nesse post sobre cálculos, planilhas e pesquisas de fornecedores. Vamos abordar esse assunto falando de algo que vai facilitar para o setor de compras cumprir com essa regrinha básica.

As dicas que você verá nesse artigo terão muita ligação com o papel da liderança no setor de compras. O papel da liderança é fundamental para o desempenho do setor de compras, que está presente nas mais variadas organizações. Um dos pontos mais importantes desse departamento, como falamos, é a questão da necessidade de minimizar possíveis desperdícios.

Se observarmos pelo viés da liderança de equipe, a redução de desperdícios pode ser obtida de diversas formas. Um dos principais modos de se reduzir o escoamento de recursos é através da cooperação integrada dos demais setores.

Claro, isso tudo sob ação de líderes empenhados numa mesma finalidade. Líderes empenhados em reconhecer a fundo cada setor da empresa. Nesse momento entra em ação a liderança situacional, ou seja, aquela em que o líder assume posicionamentos de acordo com o que encontra em determinado setor, levando em conta também os perfis de atuação dos colaboradores.

Vamos acompanhar abaixo algumas dicas para te ajudar a diminuir o desperdício no setor de compras, criando uma boa sinergia entre os demais setores.

1- Através da comunicação interpessoal bem estabelecida

Comunicar-se é uma das principais necessidades humanas. No ambiente organizacional, contudo, sua função pode ser crucial para que se atinja os resultados almejados. O papel do líder em relação à comunicação, deve ser o de estimular e até mesmo favorecer com que cada stakeholder tenha acesso às informações relevantes de modo claro, sem distorções ou ruídos.

2- Prezar pelo bom relacionamento interpessoal

Tão importante como estabelecer uma comunicação interpessoal de qualidade é manter um relacionamento interpessoal satisfatório. Com o aprimoramento do modo com que os membros da organização se relacionam, há uma forte tendência de que os desperdícios sejam reduzidos, sobretudo no setor de compras. Isso se deve em razão dos colaboradores passarem a atuar de modo mais sinérgico, ou seja mais integrado.

3- Optar pela centralização de compras

A liderança situacional pode observar uma questão importante na realidade das empresas da atualidade: trata-se da forma como as compras são realizadas para cada setor. O ideal é procurar integrar as compras, ou seja, gerenciar as aquisições de modo a fazê-las de uma mesma vez, sem que cada departamento aja isoladamente. Dessa maneira, é possível que se compre mais com preços melhores, já que haverá quantidades maiores demandadas.

4- Pratique uma política de redução de desperdícios

Os líderes devem atuar de modo permanente em relação à diminuição de desperdícios. Essa postura se torna mais eficiente quando difundida largamente entre os colaboradores da organização, ou seja, reduzir o escoamento de materiais não deve ser apenas algo passageiro diante de uma situação de crise. A liderança pode ser mais enfática através de constantes reuniões ou lembretes em que a importância desse posicionamento seja levantada.

5- Estimule a ideia de que todo custo pode ser reduzido

Nesse quesito, diversas vertentes devem ser levadas em conta, tais como o relacionamento com fornecedores, colaboradores e o modo de funcionamento do próprio setor de compras. O setor deverá assumir uma atuação onde as negociações em busca de descontos sejam uma constante na rotina. É imprescindível que os membros da liderança de equipe compreendam que reduzir desperdícios é algo que deve ser adotado por todos dentro da organização e isso deve funcionar de forma permanente.

Nesse artigo você viu que para obter performance no setor de compras e evitar prejuízos, é preciso primeiro trabalhar de forma integrada com os demais setores. Essa integração ou sinergia vai além de aspectos técnicos ou de negociação. Obter essa sinergia envolve o bom relacionamento interpessoal dos colaboradores de cada setor para uma comunicação mais efetiva. Também viu que a liderança tem um papel muito importante no estímulo à redução de custos, bem como na contenção e prevenção de desperdícios. Isso é extremamente benéfico, não somente para o setor de compras, mas para a saúde financeira da empresa.

Agora é com você!

Compartilhe conosco suas experiências com a redução de custos e desperdícios no setor de compras nos comentários abaixo.

Grande abraço!

Equipe Furoexpress

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×