Gestão de projetos: verdadeiramente útil ou não?

Por: Equipe Furoexpress em: - Novidades
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Olá Compradores!

Você já fez ou esteve envolvido em um projeto de melhoria em sua empresa?

Se sua resposta for SIM. Parabéns, você está em uma empresa que entende a expressão “melhoria contínua”. Acreditamos que você vai gostar muito do conteúdo de hoje. Se por acaso sua resposta foi NÃO.  Fique tranquilo. Depois de ler esse conteúdo, encaminhe-o para o seu diretor e ressalte a importância da gestão de projetos. Quem sabe você não é envolvido em um projeto de melhoria? Quem sabe aquele tão esperado aumento aconteça o mês que vem? 🙂

Hoje vamos falar sobre gestão de projetos e acreditamos que esse conteúdo é um fator que você deveria considerar em sua carreira. Agora chega de blá blá blá. Leia o que preparamos para você.

Gerir projetos: O sucesso dos seus desafios

De uma forma geral, é possível afirmar que a gestão de projetos consiste na utilização de técnicas para que um projeto obtenha o tão almejado sucesso. Em suma, a gestão ou gerenciamento de projetos requer, em todas as etapas, planejamento, ação e controle das atividades.

O ato de executar o gerenciamento de projetos oferece para a empresa uma maior segurança e estabilidade, uma vez que todas as ações são devidamente planejadas e pensadas de forma organizada. Essa tendência há tempos faz parte da filosofia de muitas empresas desde a década de 90, no entanto, aqui em solo brasileiro, apenas recentemente ela está sendo utilizada.

Não por acaso, efetuar uma gestão de projetos eficiente oferece um diferencial competitivo e de maior controle em relação às possibilidades do seu negócio. Além disso, a gestão de projetos implica também fortalecer a sua empresa, tornando-a mais ágil, mais aberta para mudanças (que são essenciais no competitivo mundo dos negócios) e também mais apta para atender com mais competência os seus clientes.

A importância da gestão de projetos

A partir do momento que temos em mente algumas definições mais concretas sobre o que é um projeto, cada vez mais adquirimos consciência sobre o quanto ele é relevante para a execução e condução de qualquer negócio.

Projeto é algo que possui início, meio e fim, apresenta evolução e execução gradual e, acima de tudo, é previamente planejado. Além disso, um projeto nunca é algo isolado, ou seja, ele necessariamente contém um conjunto de ações voltadas para atingir um objetivo e não pode ser confundido com as tarefas cotidianas de uma organização. Por isso, o gerenciamento de projetos é uma das ferramentas mais essenciais para quem atua no ramo empresarial.

Para fazer com que o gerenciamento de projetos seja aplicado de forma correta, ele deve ser inserido em padrões identificáveis e também possuir uma metodologia de trabalho. A metodologia, dentro desse contexto de gestão, corresponde ao conjunto de processos para a execução e o desenvolvimento do trabalho. A empresa pode até já possuir em seu escopo de trabalho uma série de regras operacionais que o projeto pode fazer uso para assim adotar a sua própria metodologia. No entanto é relevante que exista um conjunto já definido de regras de execução do projeto.

O atual contexto da gestão de projetos

Nas últimas décadas, o gerenciamento de projetos adquiriu bastante relevância graças a alguns fatores tanto sociais como econômicos. Entre eles é possível citar a competitividade, as inovações tecnológicas, os clientes mais exigentes, o aumento de produtividade, entre outros motivos.

Dentro do atual contexto empresarial, a gestão de projetos pode ser adotada em setores variados, tais como o setor de construção, a área de sistemas de informação, na saúde, no âmbito dos serviços financeiros, assim como na área da educação. As pessoas que estão aptas a efetuarem o gerenciamento de projetos possuem hoje em dia formações variadas e agregam para os seus setores uma maior confiabilidade e segurança na hora de delinear etapas para o gerenciamento de projetos.

Em uma empresa, por exemplo, as áreas de compras de suprimentos e logística precisam, eventualmente, delinear ou aprimorar processos. Isso envolve a criação de projetos de gerenciamento de atividades, de aquisição e até redução de custo.

Atualmente o PMI (Project Management Institute) é a instituição mais conceituada em gerenciamento de projetos. Essa instituição elaborou um guia sobre gestão de projetos chamado PMBOK (Project Management Body of Knowledge) que é considerado a cartilha essencial para quem almeja compreender melhor as artimanhas de uma boa e eficiente gestão.

Agora é com você!

Está acontecendo algum projeto no setor em qual você trabalha? Qual?

Ah! Se estiver envolvido diretamente em um projeto em sua empresa, que tal dividir sua experiência conosco.

Um abraço,

Equipe Furoexpress

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×