Cadeia de Suprimentos: o que é e como utilizar em sua empresa

Por: Equipe Furoexpress em: - Novidades
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Olá compradores! No post de hoje, vamos falar de um conceito importante que toda indústria deveria compreender e aplicar. Por certo você já deve ter “esbarrado por aí” com o termo cadeia de suprimentos. Esse post vai fazer você entender o conceito e algumas vantagens de aplicação.

A cadeia de suprimentos é uma rede interligada de negócios, a qual diz respeito desde como armazenar as matérias-primas até a forma como o produto final ficará antes de ser colocado à venda.

Ao colocar em prática uma gestão eficiente das cadeias de suprimentos, a empresa poderá conseguir inúmeras vantagens, como uma melhoria no índice de satisfação dos seus consumidores. Para entender melhor sobre o tema, a seguir iremos explicar em detalhes sobre o conceito dessa prática e como adotá-la pode revolucionar os processos internos de uma empresa.

Cadeia de suprimentos: O que é? 

Esse conceito está diretamente relacionado ao surgimento da questão logística como parte da ciência administrativa, o que aconteceu nos anos 50.

Essa foi uma metodologia desenvolvida para coordenar todas as atividades envolvidas no processo de produção, com o objetivo de tornar esse ciclo o menor e mais barato possível, trazendo o máximo de lucro a partir do valor pago pelo cliente final.

As cadeias de suprimentos são abrangentes e controlam cada detalhe, desde o armazenamento, até o transporte e a distribuição, concedendo o suporte necessário para que todo esse processo ocorra da melhor forma.

Gestão da cadeia de suprimentos 

A gestão da cadeia de suprimentos (do inglês, supply chain management – SCM), é um processo que aborda o planejamento estratégico de mercadorias, sejam elas serviços, bens, informações e outros. Também a interação entre diferentes empresas, sempre com o objetivo de atingir as metas da corporação.

Para que isso aconteça, são utilizados métodos que garantem uma integração maior e uma gestão de todas essas etapas da cadeia produtiva, criando assim uma produção otimizada e capaz de fornecer aos clientes um produto de ótima qualidade.

O intuito da gestão das cadeias de suprimentos é diminuir o conjunto de gastos, entretanto, em nenhum momento a qualidade da mercadoria é desconsiderada ou negligenciada. Na verdade, a qualidade é  um dos fatores mais importantes.

Um modelo eficiente de gestão de cadeia de suprimentos precisa incluir formas de ampliar a produtividade em todas as etapas da logística. Isso certamente melhorará a satisfação dos clientes. Fazem parte dessas etapas, encontrar o equilíbrio entre a oferta e as expectativas de demanda, o relacionamento com os fornecedores, o armazenamento, a entrega e os serviço de atendimento ao consumidor.

Uma questão que dificulta esse modelo de gestão é quando uma companhia escolhe terceirizar uma ou mais etapas de sua produção. Assim, se torna mais difícil de manter um pleno controle sobre esse processo como um todo. Como na maior parte dos casos, a demanda dos clientes é impossível de prever com precisão. Fazer isso exige um planejamento bem detalhado da produção. Então, a gestão das cadeias de suprimentos realiza o papel de facilitar a execução e obtenção de informações precisas.

Portanto, o que é possível deduzir atualmente é que, caso uma empresa escolha não gerenciar as suas cadeias de suprimentos, ela sairá prejudicada. Poderá inclusive perder diversos diferenciais competitivos, dificultando a sua estabilidade e crescimento no mercado de atuação.

Agora é com você! Conte-nos suas experiências com a gestão da cadeia de suprimentos em sua empresa nos comentários abaixo.

Um abraço!
Equipe Furoexpress

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×